sexta-feira, 13 de agosto de 2010
O valor da Santa Missa na sua vida
A igreja nos ensina o grande valor da Santa Missa.
Vejamos:
Na hora da morte, as missas que tivermos assistido serão a nossa maior consolação.
Toda missa implora o perdão para nós junto à justiça divina e diminui a pena temporal devida aos nossos pecados, a ser paga no purgatório.
Assistindo com devoção à Santa Missa, presta-se a maior das honras à Humanidade Santíssima de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ele compadece-se de muitas de nossas negligências e omissões. Perdoa nossos pecados veniais não confessados, dos quais porém nós nos arrependemos.
Diminui as tentações de satanás sobre nós. Sufraga as almas do purgatório da melhor maneira possível. Uma só missa que assistimos em vida terá mais valor do que muitas a que outros assistirão por nós depois de nossa morte.
A Missa preserva-nos de muitos perigos e desgraças que nos abateriam. Alcança para nós um grau de glória maior no céu. Pela Missa somos abençoados em nossos trabalhos e interesses pessoais.
“Fica sabendo, ó cristão, que mais merece ouvir devotamente uma só missa do que distribuir todas as riquezas aos pobres, peregrinar toda a terra”. (S. Bernardo, doutor da Igreja).
“Nosso Senhor nos concede tudo o que lhe pedimos na Santa Missa: o que mais vale é que nos dá ainda o que nem sequer cogitamos pedir-lhe e que, entretanto, nos é necessário” (S. Jerônimo).
“Se conhecêssemos o valor do Santo sacrifício da Missa que zelo não teríamos em assistir a ela.” (Cura d’Ars – S. João Vianney).
“A Missa é o sol da Igreja” (São Francisco de Sales, doutor).
O pão e o vinho oferecidos na Missa representam todo o universo e toda a humanidade que Cristo oferece ao Pai com todas as suas chagas, trabalhos e dores. Ali nós também oferecemos nossa vida a Deus para fazer a Sua vontade.
A Missa é o centro da fé, é o cerne do Cristianismo, é o coração da Igreja, é o centro do Universo.
Na Eucaristia Jesus vem morar em nós para ser o nosso Alimento, a Força contra o pecado, e para transformar nossa vida de mera criatura em vida de Filho de Deus.
Quando comungamos, nas devidas condições, unimo-nos de fato a Nossa Senhor Jesus Cristo e tornamo-nos menbro do Corpo de Cristo, unido a todos os bem-aventurados no céu e a todos que estejam em estado de graça, na terra.
Nunca compreenderemos totalmente a magnitude da Santa Missa…
Por todos esses ensinamentos da Igreja e dos Santos pode-se compreender a importância da Santa Missa, que só existe na Igreja Católica. Nela Deus guardou, há 2010 anos, este tesouro para cada um de nós.
Pela Eucaristia, Jesus está presente em Corpo, Alma, Divindade, na Hóstia consagrada, para ser nosso remédio e sustento.
(Fonte: Extraído – com adaptação – do livro: Por que sou católico – Prof. Felipe Aquino)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário